Você é iniciante como eu e quer saber como alugar um carro?
Eu adoro viajar pelas estradas do mundo, parar em qualquer paisagem ou cantinho que chame atenção, não precisar prestar atenção em horários, colocar aquela música gostosa na rádio e curtir o passeio! Huuum delícia, sentiu a vibe?
Existem algumas preocupações, vamos ver cada uma delas. Para alugar, existem vários sites (Kayak, RentalCars, SkyScanner, Decolar …) eles reunem diversas companhias, o que te facilita encontrar um bom preço.
Mas e aí, por onde começamos?
Sumário:
- Verifique os benefícios do seu cartão de crédito
- Devolver o carro onde buscou é mais barato/Saiba se você pretende passear em outros países
- Que tipo de carro você precisa?
- Tem translado?
- A cobertura do seguro será total ou parcial?
- Ver se tem limite de kilometragem
- Analise direitinho a política de pedágio para onde você viajar
- TIRE FOTO DE ABSOLUTAMENTE TUDO QUANDO PEGAR O CARRO!
1º Passo: Verifique os benefícios do seu cartão de crédito
Lindos e lindas do meu coração, se você tivesse uma empresa de aluguel de carros, você só aceitaria cartão, certo ou claro? Pagar em dinheiro está fora de cogitação, essas lojas PRECISAM de algum tipo de garantia. E, já que você TEM que se render a esta forma de pagamento, porque não tirar o melhor proveito?
Como a concorrência veio para fazer os bancos e bandeiras se virarem nos 30 para se manterem de pé no mercado, os benefícios são inúmeros!
Você pode ter:
- o seguro de viagem incluso automaticamente quando comprar a passagem com o cartão que ofereça isso
- seguro bagagem
- seguro de carro
- acumular milhas para comprar passagens futuras mais baratas!
- acesso às salas VIP de aeroportos (acredite, isso faz toda diferença quando você está muito cansado da viagem, e tem comida e bebida liberada, poltrona confortável, Wi-fi estável, em muitas têm até chuveiro! SIIIIM meus queridos e minhas queridas, CHUVEIRO! Vai dizer que uma ducha não uma recarregada nas baterias?). Este post incrível e bem completo do Melhores Destinos explica mais detalhado sobre isso. Acredite, é mais acessível, e, pra quem quer viajar bastante, ajuda a reduzir custos!
Então, se eu fosse você, ligaria agora para o seu banco e me informaria sobre isso, sabe porquê? Na hora de alugar o carro, pode ser que você seja tentado a pagar uma taxa extra para se sentir duplamente assegurado, só o cartão só vai atuar uma única vez: OU cumprir o contrato que VOCÊ resolveu criar com a seguradora com essa taxa extra OU com o seguro que já esteja incluso no serviço.
Sendo assim, concorda comigo que é melhor ligar e conferir, antes de pagar uma taxa a mais dispensável? E, se for o caso de ter que fazer um upgrade no serviço, de repente vale mais a pena do que pagar o cartão (pagar a mais no cartão para ter esse serviço e mais outros benefícios como salinha < pagar extra de seguro).
2º Passo: Devolver o carro onde buscou é mais barato/Saiba se você pretende passear em outros países
É muito comum, principalmente na Europa, conhecer outros países de carro. Ou mesmo nos EUA entregar o carro em pontos diferentes. Compare os preços direitinho para ou desenhar sua rota com base nisso ou alugar o carro com base na rota.
Além disso, é muito importante INFORMAR SE VOCÊ SAIRÁ DO PAÍS, porque, se acontece um acidente e a locadora não foi informada de que você sairia, o seguro não cobre! Então, fique esperto (a)! 🤓
Um exemplo bem claro é: a Irlanda é dividida em do Norte e do Sul. A nossa host contou que uma vez ela alugou o carro e não informou que ia para a do Norte, o GPS registrou, e, na hora de retornar o carro, eles cobraram uma multa por ser considarada ultrapassar fronteira. E, naturalmente, a multa tem que ser maior do que a taxa para notificar a viagem em outros países (no caso para ir para a Irlanda do Norte eram £30 e a multa eram £90, uma coisa assim).
3º Passo: Que tipo de carro você precisa?
Aqui já começamos a usar os sites de aluguel. É preciso saber quantas pessoas vão, quantas malas e como são para poder selecionar o mais adequado:
Política do combustível: é muito interessante cheio para cheio porque você paga exatamente o que você consumiu, consegue visualizar? Pegou cheio, gastou, repõe e devolve. Melhor do que acabar tendo esse cálculo meio confuso quando não tiver essa política e você deixar combustível extra para uma próxima pessoa (lembre, não queremos gastar nosso dim dim à toa, não é mesmo?).
4º Passo: Tem translado?
Se for pra aeroporto – ver se fica mesmo no aeroporto, se tem translado, se é muito longe, se fica complicado.
Por exemplo, a minha amiga Ana (quem me ajudou a escrever essa página) alugou um carro, tinha translado, só que ele não buscava no aeroporto. Assim, ela teve que andar pra caramba pra chegar no ponto de encontro para a van levar as pessoas para o local de busca do carro, isso tudo com mala, cansada da viagem – sair do seu ponto de chegada (estação de trem, no aeroporto) com carro é melhor!
Motorista adicional: intuitivamente falando, é você avisar que você está ciente de que outra pessoa do grupo poderá pegar no volante, independente do motivo. Porque é muito importante informar? Porque, de novo, se acontecer alguma coisa, e eles não tiverem sido informados, o seguro NÃO COBRE!
5º Passo: A cobertura do seguro será total ou parcial?
Decidindo fechar seguro com eles, se o cartão não oferecer: a 1ª opção (cobertura total) é mais caro e você não tem preocupação com nada! Mas se optar pela parcial, tem que analisar a franquia (aquele valor que a empresa não desconta de você, mas reserva! Ou seja, esse valor fica congelado para eles até você devolver o carro, daí libera de volta): muitas vezes é tão alta que bloqueiam o cartão e você fica sem dinheiro para o resto da viagem.
Então, já que faz parte do pacote de organização de viagem ver seguro, veja com o seu cartão de crédito, antes de comprar suas passagens, se você já tem incluso seguro de carro.
6º Passo: Ver se tem limite de kilometragem
Quando você seleciona o carro, tem a aba “informações importantes”, selecione e você verá uma tela como essa:
Isso é muito importante, porque eles também analisam isso no retorno. É bem comum, não prestando atenção nisso, na hora de retornar, ter que pagar uma taxa altíssima da kilometragem, e ela roda como taxímetro, então já viu, né?!
7º Passo: Analise direitinho a política de pedágio para onde você viajar
Como assim analise? Calma, vou explicar:
Nos EUA pode ficar tranquilo porque todos os carros já vêm com o tag eletrônico e a tarifa já vem inclusa no preço do aluguel.
Agora, na EUROPA, o negócio é diferente. Vale lembrar aqui que, sendo um conjunto de países, e você resolvendo carimbar mais de 1 vez seu passaporte, pode ser que cada país tarife de uma forma diferente.
Quando fomos à Portugal, por exemplo, optamos por não pagar a taxa, acho que eram € 8 diários. Daí a moça explicou que tudo bem, mas que se passássemos por um pedágio, tínhamos poucos dias para irmos aos correios pagar. Vale lembrar que era uma viagem longa nossa, tínhamos tempo para perder nos correios, enfim.
Se quiser saber como fugir de pedágios, clique aqui.
Muitas vezes, como mostro no link acima sobre a fuga dos pedágios, o tempo é o mesmo, passando ou não no pedágio. Agora outras vezes, você leva mais tempo para chegar onde precisa (naturalmente, a função do pedágio 🤗). Daí fica aquela dúvida: será que desviar desse pedágio compensa a gasolina que eu vou gastar? Tivemos uma vez a surpresa de pagar um pedágio TÃO caro, que era impossível gastar aquilo em gasolina se tivéssemos desviado. Então assim, só na hora você vai saber, é pesar se o tempo é um fator muito importante.
AAAAAAAAAAAAAAAAAH
E falaaaando em Europa
Ou mesmo Austrália
É muito comum você pegar tickets na entrada do pedágio e outro na saída e pagar, sabe porque?
Porque existem alguns países onde eles cobram proporcional, então, pelo amor, guarde o ticket de entrada e o de saída para não precisar pagar o techo completo à toa, se por acaso você sair na 1ª saída.
8º Passo: TIRE FOTO DE ABSOLUTAMENTE TUDO QUANDO PEGAR O CARRO!
Sim, tire foto de tudo, se quiser filmar, filme, porque você precisa ter registros concretos para, se alegarem alguma coisa aleatória, você ter provas.
DICA:
Vejo que ainda tem muita gente dependente de GPS, e, junto com isso, os carros mais modernos já vêm com um embutido. Porque estou falando isso? Porque tem a possibilidade da locadora te empurrar GPS, ou oferecer como se fosse mó negócio dos deuses, oooooou você não encontrar algum determinado ponto no GPS do carro. E agora, quem poderá nos salvar?
Calma minha gente, explicamos aqui como baixar mapas offline.
Falando em carros modernos, fiquei muuito chocada com a existência do Android Auto! COMO FACILITA A VIDA NA ESTRADA! E sim, meus amores, tem para Apple também! O carro lê automaticamente qual é o sistema do celular e já abre na tela dele, incrível!
É isso, meus viajantes, se ficou alguma dúvida, comentem aqui que responderemos logo logo 😍