Bora falar sobre nossa jornada para morar em Vancouver? Antes mesmo de pisarmos aqui, já estávamos na busca por apartamentos, tentando desvendar as áreas mais legais para morar. Mas, olha, navegar nesse mar de informações sem nunca ter colocado os pés no Canadá foi um desafio e tanto, viu? 😅
Sumário
Encontrar o Apartamento
A saga começou com plataformas como Zumper e Craigslist. Através do Zumper, nos sentimos mais seguros e bem informados, encontrando nosso estúdio no coração da cidade, perto da faculdade do Adam e com fácil acesso ao transporte público. Ah, e se você tem um bichinho de estimação, fique de olho se o lugar é pet-friendly, viu? Afinal, cada lugar tem suas regras, alguns aceitam só cachorros, outros só gatos, e por aí vai.
Como não cair em ciladas
Achou um cantinho decente? Próximo passo: verificar se a corretora é legítima. Um endereço físico é um bom sinal, e a recomendação de amigos locais não tem preço. Nossa corretora, a Bosa4Rent, passou nesse teste de legitimidade.
E quando estiver fechando o negócio, fique de olho em sinais de alerta. Pedidos de depósito são normais, mas cuidado com pressões ou métodos de pagamento duvidosos, como Bitcoin. Confie no seu instinto brasileiro e não hesite em pedir opiniões a quem já está na cidade.
Quando entramos em contato, estávamos no meio da pandemia e muitos proprietários estavam com dificuldade de alugar seus apartamentos. Isso resultou em várias promoções, como o primeiro mês gratuito. Descobrimos que aqui é muito comum os aluguéis começarem no primeiro dia do mês e que a maioria dos contratos é de um ano. Como chegaríamos dia 18, perderíamos uma grana considerável, não acha? Além disso, ainda estávamos no Brasil e não tínhamos certeza de como seria a adaptação, então um contrato de um ano parecia arriscado.
Mas os deuses dos imigrantes sorriram para nós! Conseguimos alugar nosso apartamento com a Bosa4Rent e o aluguel começou exatamente quando chegamos, com um contrato de seis meses. Eles foram super atenciosos, fazendo videochamadas para mostrar o apartamento, enviando fotos e respondendo nossos e-mails rapidamente. E tem mais: lembra que mencionei a necessidade de fazer quarentena? Como o apartamento já estava mobiliado, podíamos nos instalar imediatamente.
Quando a quarentena acabou, alugamos um U-haul e fizemos nossa primeira viagem à Ikea e ao Walmart como bons imigrantes! Compramos cama, mesa de jantar, pratos, roupas de cama e muito mais. E para comemorar o fim da quarentena, demos uma passada na Liquor Store em frente ao Walmart. Foi uma jornada e tanto, cheia de descobertas e novas experiências.
Nosso Achado: Um Lar Temporário
Na nossa segunda mudança, saímos da Granville Street e fomos para West End em Downtown. Encontramos o novo lugar passeando pela cidade, tirando fotos dos prédios, ligando e fazendo visitas. Descobrimos que muitos apartamentos não são anunciados online, então vale a pena explorar a cidade a pé.
Aqui vai a dica do dia: se possível, alugue um apartamento com um contrato de seis meses. Assim, se você gostar do lugar, pode renovar. Se não gostar, não fica preso por um ano inteiro. Estar na cidade ajuda a entender melhor sua rotina, onde você se sente mais em casa, o bairro que mais gosta, e tudo mais. Essa flexibilidade faz toda a diferença na adaptação.
Economizando na Terra do Dólar
Vancouver é uma cidade maravilhosa, mas também caríssima. Felizmente, há algumas maneiras de economizar e aliviar o bolso. Vamos falar sobre a devolução de cascos, algo que demoramos um pouco para descobrir. Se quiser mais detalhes, clique nesse post aqui 🤩.
Primeiro ponto: se não estiver escrito BC Liquor Store, a loja é privada. Como o governo controla rigorosamente o comércio de bebidas, as lojas privadas compram boa parte de seu estoque da BC Liquor Store. Resultado? Tudo fica mais caro. Se você já estiver recebendo em dólares, pode até optar pelas lojas privadas por conveniência.
Mas, se ainda estiver fazendo aquela conversão dolorosa, evite! As taxas sobre álcool são bem altas. 🤑 Uma cerveja que custa 12 dólares pode chegar a 14, e um licor de 120 dólares salta para 140. É muita diferença, especialmente considerando o depósito de container.
Como funciona? Cada vez que você compra qualquer bebida, alcoólica ou não (cerveja, suco, leite, vinho, etc.), paga uma taxa de container. Se devolver as embalagens vazias, recebe esse valor de volta. Por exemplo, um pack de cerveja de 15 latinhas vem com uma taxa extra de 1,50 dólares. Devolvendo as latinhas, recupera-se esse valor.
Não precisa de recibo nem nada. É um incentivo para a reciclagem. Muitos moradores de rua até coletam essas embalagens para ganhar um trocado, então turistas também podem se beneficiar dessa devolução, certo? 🤔
E funciona em todos os lugares, até nos supermercados. Leite, creme de leite, suco, água com gás, refrigerante – qualquer embalagem de bebida pode ser devolvida: papelão, plástico, latinha ou vidro.
Como foi trazer a Sarah, nossa gatinha, e mais surpresas pra quem acabou de chegar
Viemos pela Air Canada, saindo no dia 17 de fevereiro e chegando no dia 18. Por volta das 18h, finalmente chegamos ao nosso apartamento em Vancouver.
Trazer um gatinho pode ser desafiador, especialmente porque eles são mais sensíveis a novos cheiros e barulhos do que os cachorros. Contratamos a Voe Pet, que nos deu um suporte incrível. Eles nos ajudaram antes e depois da viagem, inclusive na escolha da ração, que é diferente do Brasil. Pagamos cerca de CAD 12 por um saco de ração aqui.
Estávamos super preocupados com ela não comer, beber água ou usar o banheiro. Como precisávamos fazer quarentena, pedimos tudo pelo Uber Eats. Quando as compras do Walmart chegaram por volta das 11h da noite, colocamos a areia para a Sarah. Acredita que ela reconheceu a areia na hora e imediatamente usou o banheiro? Tadinha, estava segurando até então, apesar de termos trazido vários tapetes higiênicos para ela.
Dependendo do seu voo, da quantidade de coisas que você estiver trazendo, e se você terá alguém conhecido por perto, é uma boa ideia deixar o aplicativo de compras pronto com sua lista de itens essenciais. Trazer a bacia e a areia pode ser bem complicado. Pelo menos essa é a minha opinião 😅. Mas comenta aqui se você tem alguma dica para não pesar tanto na bagagem!
Entenda que no início você acaba gastando mais dinheiro mesmo
Galera, no início é normal ficar perdido sobre quais supermercados são melhores, o que cada loja vende e se você está pagando caro ou barato. Então, abrace a situação e vai na fé!
Lembro que já sabíamos que o Walmart não era próximo de onde morávamos e, sem carro, compramos um cadeado para o nosso storage pelo dobro do preço. A cortina da banheira e as argolas também saíram caras. Pedimos pela Amazon e pelo Walmart, gastando cerca de CAD 20. Na nossa primeira saída, vimos as mesmas coisas por CAD 4 na Dollarama 🤡.
Para facilitar a vida de vocês, vou listar os supermercados mais conhecidos da cidade por categoria:
Guia de Sobrevivência no Dia-a-Dia
Quer fazer suas compras do dia-a-dia? Aqui estão os lugares certos:
- Supermercados: No Frills, Canadian SuperStore, Save on Foods, entre outros.
- Farmácias: Rexal, Shoppers, London Drugs.
- Bebidas Alcoólicas: BC Liquor Store é a melhor pedida.
- Outros: Canadian Tire, Home Depot, Winners para quem busca boas ofertas.
E para serviços como internet e seguro de apartamento, Telus e Square One foram nossas escolhas, oferecendo qualidade sem estourar o orçamento.
Esse foi nosso relato até agora, pessoal! Se tiverem mais dúvidas ou quiserem saber mais detalhes, é só mandar aqui nos comentários. Um beijo e até a próxima! 😘
r em Vancouver
Quando chegamos, fiquei muito perdida com a quantidade de variedade de cervejas e vinhos e tudo mais nas liquor stores. Não sabia se estava pagando caro ou não, essas coisas. Então, pra facilitar vocês, fizemos esse post com as cervejas mais recomendadas e seus preços.
Viemos de AirCanada, saímos dia 17 de Fevereiro, e chegamos dia 18, e, por volta das 18h chegamos no apartamento. morar em Vancouver
Gatinhos, apesar de poderem ser super sociáveis dentro de casa, eles conseguem ser mais sensíveis que cachorros com a mistura de cheiros, barulho no avião e tudo mais. Daí contrataramos a Voe Pet, eles nos deram um super suporte, somos super agradecidos. Nos acompanharam a distância antes e depois que chegamos. Até para escolher a ração aqui, que é diferente do que estávamos acostumados do Brasil, nos ajudaram.
Se quiser saber como foi o processo de trazermos a Sarinha, clique neste post aqui 😊
Estamos super preocupados dela não comer, nem beber água nem ir ao banheiro. E, lembrando que tivemos que fazer quarentena, tivemos que pedir tudo pelo Uber Eats. Então, chegamos, colocamos Wi-Fi, abrimos o aplicamos, pedimos no WalMart, incluindo a areia e tudo mais. Chegou umas 11h da noite. Acredita que assim que chegou, colocamos, ela reconheceu que era areia, e na hora, NA HORA, estreou. Tadinha, estava até esse momento esperando. Tinha trazido vários tepetes higiênicos pra ela não precisar segurar tanto, mas ela não quis não.
Daí, dependendo de como for seu vôo, quantas coisas você estiver trazendo, e se você terá alguém conhecido por perto que possa deixar essas coisas pra você, é a boa já deixar o aplicativo pronto com a sua listinha. Porque trazer a bacia e a areia é beeem complicado, pelo menos é a minha opinião 😅 Mas comenta aqui se você tem alguma forma de não pesar muito a bagagem, de mão ou não 🥰
Gale, no início você não sabe quais são os supermercados, o que cada loja vende, se você está pagando caro ou barato. Então abraça a situação e é isso. morar em Vancouver
Lembro que já sabíamos que o WalMart não era próximo pra quem não tem carro na nossa região, que compramos cadeado para o nosso storage pelo dobro do preço, a cortina da banheira e as argolas pra prender, nem se fala. Pedi pela Amazon e pelo WalMart, deu uns CAD 20 [lembra da quarentena, né?!], na primeira saída, vimos por CAD 4 na Dollarama 🤡
Então aqui vou falar os mais conhecidinhos da cidade por categoria morar em Vancouver
Onde fazer suas compras do dia-a-dia
Supermercados
Já mencionei o Walmart, mas como ele não é tão comum quanto outros mercados, aqui estão mais opções para quem, como nós, mora um pouco mais distante.
- No Frills – faz parte do grupo Lowblaw que é gigantesco. No Frills é, na nossa opinião, o mais barato de todos, com preços similares ao Canadian SuperStore. Se tiver um desses perto de você, suas compras estão garantidas.
- Independent – Vamos mais pela conveniência, mas é mais caro. Ideal para compras rápidas.
- Canadian SuperStore – Tão bom quanto WalMart.
- Save on Foods – Com o programa de fidelidade, até vale a pena. Mas o nome engana, é mais caro mesmo.
- Whole Foods – Comprado pela Amazon, é um mercado delicioso de passear, tudo fresquinho e arrumado, mas bem caro. Ideal para produtos específicos e naturebas, como shampoo e condicionador em barra.
- Safeway – Gosto bastante. Pode ser um pouquinho mais caro, mas dá para fazer compras decentes e encontrar boas promoções.
- Costco – Amado por uns, odiado por outros. Nossa opinião: se você tem espaço para armazenar, é ótimo. Tudo é vendido em grandes quantidades. Encontramos ricota, parmesão, pesto, picanha, peixes mais baratos lá. E claro, o famoso combo de cachorro-quente + refrigerante por CAD 1,50. Você precisa ser membro ou conhecer alguém com o cartão para entrar.
Farmácia
- Rexal – Não compro muito aqui, mas eles têm um bom programa de fidelidade.
- Shoppers – Nosso preferido pela proximidade e pelo programa de fidelidade que acumula pontos. Confira mais no post sobre como economizar.
- London Drugs – Além de farmácia, aqui você pode imprimir documentos, tirar fotos de passaporte, comprar eletrônicos e até móveis. Quando meus sogros visitam, compram chip para celular aqui.
Bebidas alcóolicas
- A melhor opção. Cada província tem sua loja de bebidas oficial, como NSLC em Nova Scotia e AGLC em Alberta.
Outros
- Canadian Tire – Similar à Leroy Merlin, como a Home Depot. Acho um pouquinho mais barata, mas depende do produto.
- Home Depot – Também tipo Leroy Merlin.
- Home Sense – Caro como Bed Bath and Beyond, mas com coisas super charmosas.
- Winners – Tipo a Ross daqui. Não acho tão barata quanto falam, mas para roupas de inverno é ótima. Vale a pena conferir.
Provedores de Internet / Celular
- Telus – Uma das maiores e mais confiáveis. Pode ser mais cara, mas a competição com a Shaw dá poder de negociação.
- Rogers – Outra gigante, relativamente cara, mas com empresas sob seu guarda-chuva, como a Fido.
- Fido – Melhor custo-benefício que encontramos.
- Shaw – Era a nossa, mas estamos trocando para a Telus.
Seguro de Apartamento
- Square One – O mais barato que encontramos. Felizmente, ainda não precisamos usá-lo. Clientes recomendados recebem cupons na Amazon.
É isso galera, foram 2193 palavras até aqui. Agradeço a todos que leram até o final, e espero que tenha sido útil o que foi compartilhado aqui. Qualquer coisa que queiram saber mais específico, só comentar aqui que faço um post especial ♥️
Um beijo, e até a próxima 😘