Lindos e lindas do meu Brasiiiil! Vamos falar de comida????? Você sabe o que comer no Japão? Sabia que lá tem mais coisa do que peixe cru? E que, se você não come isso, não precisa recorrer a Mc Donald’s?
Siiim, meu povo! Então, que tal vermos esse dicionário de comidas japonesas? Bom, né?! Sinto falta normalmente quando vou a rodízio e não entendo nada do que tá lá! hahaha! Vocês também são assim? Comentem aqui 🤓
Sumário
Sushi
Mais conhecido, vamos tirar a dúvida cruel?! Sushi é com o arroz, e o sashimi é só o peixe cru! Só aí já pode colocar no currículo de rodízio que você é intermediário!
Curiosidade curiosa: vocês sabiam que no Japão eles cuidam muito bem dos frangos. Por conta disso, é muito normal usarem ovo cru em muitos pratos (principalmente guydon, prato feito na hora com o arroz bem quentinho, o que cozinha um pouco o arroz). Tão chocados com isso? Pasmem: existe sashimi de frango! AHAM, MEU POVO! Frango cru fatiado fininho pra mergulhar no shoyo! Doido, né?! Se for pra se jogar nessa experiência, que seja lá, pois é super confiável. Nós não experimentamos, mas tá aí a informação.
Unagi
Nosso querido Ross trouxe esse termo para nós, mas, afinal, o que é Unagi?
É carne das enguias de água doce, especialmente a enguia-japonesa, com arroz. E, acompanhamento, varia de restaurante para restaurante.
Por ser uma carne bem específica, e que exige conhecimento, é um prato mais caro do que os outros. Porém, se a curiosidade bater, tem uma rede de fast-food só disso, chamada Sukiya com o preço bem mais acessível!
No minuto 5:13 desse vídeo, é possível ver o prato de enguia do restaurante:
Shabu shabu
Shabu shabu é uma delícia! Você escolhe 2 caldos, e, na maioria das vezes, você tem acesso ao buffet onde você pega infinitas vezes noodles (com pelo menos 3 opções diferentes), legumes e carnes. Por conta das diversas opções, pode ser uma coisa um pouco confusa. É como ir em um buffet normal, e você vai se empolgando com o que tem, sai misturando tudo no prato porque esquece que você pode voltar 😅 [só eu sou assim, sem maturidade pra arrumar um prato bonitinho ? hahah comenta aqui pra não me sentir sozinha nessa 🤓]
Geralmente os restaurantes dividem os preços dos rodízios como: rodízio de carne e legumes tanto, se quiser bebida a vontade mais tanto (inclui sobremesa), se quiser alcóolica mais tanto.
Você também acha que a Coreia e o Japão tem muita coisa em comum, né?! Clique aqui e descubra o que falamos sobre isso!
Yakiniku (Churrasco Japonês)
Nossa, muito muito bom! Mesmo esquema do shabu shabu, rodízio! Daí você escolhe se quer pagar um pouco a mais para ter bebida liberada.
Como dá pra ver pelo vídeo, faz muita fumaça, #sópravisar.
Kushiage
Geeeente, infelizmente não fomos nos restaurantes desse esquema do vídeo, 90 minutos pra você comer o que puder!
Mas comemos alguns beeem gostosos a la carte.
Dupla, vocês estão empolgados aí, mas não falaram o que é isso …
Sorry, é que é muito gostoso! HAHAHAH ! é espetinho de coisas fritas! hahaah! Geralmente, no rodízio, você fica com um óleo quente ali no meio da mesa e vai fritando as coisas.
O interessante é que você só pode mergulhar 1 vez o seu espeto no shoyo, pra justamente o restaurante não ficar gastando muito com shoyo e outras pessoas poderem usar sem a sua baba. Sim, eles obedecem isso, então, please, obedeça também.
Conto de viagem:
Gale, a foto do Kushiage é nossa. Como estávamos economizando, não íamos nos restaurantes super turísticos ou super elaborados. Daí vimos esse, super de boa, parecendo cheio de local.
Começamos a pedir, o garçom estava com a roupa bem suja, primeiro sinal de tragédia, mas ignoramos. Pedimos.
Enquanto esperávamos, estávamos olhando ao redor. Maluuuuuco, sobe uma barata na parte onde estavam as carnes. O negócio foi tão absurdo que pensamos que estávamos vendo coisas.
Daí aparece uma outra indo pra geladeira. E do nada, mais outra.
Quando vimos a turma ali socializando, já tínhamos pedido e dado as primeira mordidas.
O negócio foi tão louco, que fomos falar com o cara, ele tentou passar panos quentes na situação, mas viu que não tinha jeito. Dissemos que era pra cancelar tudo, estávamos pagando até o que já tínhamos comido, mas ele não quis cobrar nada, nem a coca. Então ficou isso aí.
Yakitore
O Yakitore é bem parecido com o Kushiage, a diferente é que é grelhado, é o famoso churrasquinho de gato, muito bom!
Quer dica pra viajar pro Japão? Clique aqui.
Soba
Nossa, como gosto disso! Não sei se estava mais gostoso por ser um noodle que se come gelado, sim, ele toma banho de gelo antes de ser servido, e quando comemos a primeira vez estava muito calor! Ele geralmente vem servido separado do molho. Se por acaso vier junto, é um prato quente, #ficaadica.
Udon
É um noodle bem mais grosso. Eu, particularmente, não sou muito fã, prefiro o soba de longe, porque é difícil administrá-lo por ser muito escorregadio também.
Ramen
Aaaai gente, nem sei por onde começar. Esse simplesmente é o nosso prato favorito, apesar de praticamente todos os outros estarem bem próximos.
Ramen é um prato muito muito muito típico japonês, e possui as mais variadas formas. Ele surgiu com o intuito de ser barato e alimentar, e hoje faz parte do cardápio cultural.
Seu caldo é de alguma proteína, frango ou carne de porco, ou shoyo, e sua expessura varia, sendo mais grosso/consistente em alguns restaurantes e bem mais líquido em outros.
Em seguida o que mais varia são os toppings, e geralmente se paga a mais por isso, bem pouco, e acredite, vale a pena.
O nosso restaurante favorito é o Ichiran Ramen
Omakase ou Okonomi
Quando se pede pro chef escolher para o cliente, ou seja, ele monta o prato com o que tiver de sazonal no restaurante e serve em um prato pesado.
Tonkastsu
É carne de porco frita. Geralmente vem nessa gradezinha para garantir a crocância. Japa pensa em tudo, né?!
Curry
Te confesso que prefiro quando fazemos em casa, porque, como o cheiro é muito forte do curry, o restaurante fica com o cheiro pra sempre no ar. Fora que eu não curto muito arroz ensopado, e quando estamos em casa dá pra controlar mais.
De qualquer forma, vocês verão que a rede mais famosa de curry é o Coco Curry Curiosos, se joguem e saibam o que é esse prato 😊
Preparando sua viagem para o Japão? Clique aqui e se ajude a escolher sua hospedagem 🥰
Onigiri
É primo dos rolls, só em formato de triângulo como na foto. Bem gostoso e ajuda a matar aquela fome sinistra se você não qiser parar ainda o passeio.
Wagyu
Carne nobre muito muito boa! Wagyu é a raça do animal.
Suas categorias são divididas em A2, A3, A4, e a mais nobre de todas: A5, onde se encontra o Kobe Beef.
Por conta da sua nobreza, ela é muito muito cara. Compramos um pedaço e fizemos no hotel.
Okonomiaki
É uma omelete que geralmente é feita na chapa na sua frente. Bem gostosa e servida com a maionese japonesa e os bonito flakes.
Omurice
É outro tipo de omelete servido com arroz, muito interessante!
Kaisendon
Resumindo a citação seguinte: bowl de arroz com peixe cru fresco. Segundo o blog, Hokkaido é o melhor lugar para comer por ser a definição de fresco.
Oden
Segundo o Wikipedia
Segundo o Adam: fede pra caraca! ahahahah
Uni
Famoso ouriço do mar. Você pode comer ele puro, mas eu quis experimentar com ban
Aqui é a gente comendo:
E aqui de onde fiquei sabendo disso:
Gyudon
Huuum delícia, bowl de arroz com carne. Preciso falar mais? Adoro, já fizemos em casa também! Esse prato é super conhecido e tem em diversas franquias. As mais famosas por lá são a Matsuya, Yoshioya e outros.
Takoyaki
Huuum adoramos tambem, são bolinhos de polvo! Só cuidado que são bem quentes, queimar a boca é um pulo!
Assim como o okonomiaki, são servidos com a maionese e bonito flakes.
Kobe beef
Essa é a carne mais nobre de todas!
Kobe beef é a carne do animal da raça Wagyu que foi criado em Kobe, lembrando que precisa ser A5.
Kakigori
Nossa, muito gostoso! Raspadinhas de gelo ou de água, é bom ou é bom?
Se estiver ainda com receio sobre viagem para o Japão, clique aqui e terá acesso ao post explicando se o Japão realmente é caro 🤑
Feijão doce ou chocolate?
No Japão eles têm muitas e muitas sobremesas feitas com feijão doce. Pra mim é uma coisa tolerável, como tranquila. Mas o Adam, por exemplo, não suporta. Entre o feijão doce e o chocolate, óbvio que prefiro a 2ª opção.
Tamagoyaki
São as omeletes feitas na panela especificamente quadrada para isso
Chá verde
Nossa, lá eles têm diversas e diversas finalidades para o chá verde, é o próprio chá e inúmeras sobremesas, como tiramissú de chá verde, rocambole …. tudo! É verde, é de matcha!
Bento Box
São as caixinhas mais consumidas durante as viagens de trem pelo Japão. Sempre próximo do embarque tem um restaurante com praticamente todas essas opções que apresentamos até aqui. O mais interessante não é só a comida em si, mas como eles pensam em todo o contexto de uqem viaja, vem tudo preparadinho bonitinho, mó maneiro! hahah
É isso gale …
Aaaaaaaaaah não não!
Calma aí!
Temos mais uma coisa pra compartilhar!
Foi muita informação até agora, né?! Mas fique de boa, eles são maravilhosos com maquete. Você passa pela frente do restaurante e bem provavelmente você irá dar de cara com a vitrine de maquete dos pratos, e pode acreditar que vem igualzinho!
Agora sim, é isso pessoal! hahaah! comentem aqui: qual prato mais deu vontade de comer?