Ásia Da Nang Halong Bay Hanói Ho Chi Minh HUế Nha Trang Ninh Binh Sa Pa Vietnã

Nossa rota pelo Vietnã – 10 dicas

Gaaale maravilhosa !! Como vocês estão? Neste post compartilharemos a nossa rota pelo Vietnã. Só para vocês entenderem nosso contexto: passamos 1 mês por lá e tínhamos muitos outros países para viajar, então significa que precisávamos economizar [mesmo sendo um país super barato] e tínhamos tempo para conhecer vários lugares !!! Se por acaso você tiver pouco tempo e mais grana, tentaremos adaptar pra você ao longo do post:


Os dois pontos de entrada mais comum no Vietnã são Hanói (norte) e Ho Chi Minh City (sul).

Começamos nossa viagem pelo Norte por termos chegado de Hong Kong,. Logo, se você estiver vindo de Singapura, por exemplo, faz mais sentido começar por Ho Chi Mihn [também conhecida por Saigon City – essa cidade foi a antiga capital, e já mudou de nome diversas vezes. Se você procurar no Google, é normal encontrar Ho Chi Minh City, mas eles preferem chamar a cidade de Saigon porque o mausoléu do líder Ho Chi Minh foi construído em Hanói. Logo, para eles, não faria muito sentido continuarem sendo conhecidos por esse nome, apesar do enorme respeito ao líder – um pouquinho de historia da cidade com nossa historiadora Raphaela 😁]. 

HANÓI

Hanói é uma cidade grande moderna, porém também tem aspecto de cidade antiga. Principalmente no Old Quarter (bairro mais famoso para turistas). Lá é muito comum comprar pacotes para passeios para as regiões do norte do Vietnã (Halong bay; Sa Pa, Ninh Binh, etc).

No Templo da Literatura – Hanói

Andando pela cidade paramos em diversas agências de viagem e compramos os passeio para Halong Bay.

Passeio de Halong Bay

DICA Nº 1: não feche negócio com a 1ª agência ou 2ª, mesmo eles sendo super simpáticos [na real eles são bem simpáticos até descobrirem que você só está pesquisando preço, muito fecharam a cara quando não fechamos o negócio ali na hora😅]. Muitas vezes perguntam no final o que falta para vocês fecharem com eles, e você acaba sentindo que não sabe o que falta, mas só quer conhecer.

Não tem problema isso, você realmente precisa pesquisar porque quanto mais você anda pelas agências, melhor você entende o preço daquele passeio e mais poder de barganha você tem, já que tem mais informações. Fora que irão falar que você não conseguirá por valores menores, e bem provavelmente você conseguirá e com certeza para o mesmo passeio. SIM, EXATO MESMO PASSEIO, porque todas as agências trabalham com as mesmas empresas.

Halong Bay

HALONG BAY

DICA Nº 2: sobre Halong Bay, amamos o passeio, mas sinceramente, vimos que poderíamos ter aberto um pouco mais a mão [ops, hehehe 🤑]. Teríamos tido mais luxo e conforto por pouca diferença. Então, não precisa ir no mais barato ou no 2º mais barato. Fomos pela empresa Apricot (a foto do site é mais bonita que a realidade do barco), e poderíamos ter ido no Premium, por exemplo, porque nos disseram que tinha Karaokê – e a verdade é que o “karaokê” na real era apenas um Ipad no YouTube com um microfone velho conectado numa caixa de som.

Disseram que teria aula de culinária vietnamita, e na verdade era só o nosso guia nos ensinando a fazer rolinho primavera, que teria pesca, mas não disseram que não era a época das lulas, e assim não pescamos nada, e era no nosso próprio barco. A nossa pesca de lula foi apenas 1:30 sentado com uma vara velha na parte de trás do barco não pescando nada. Então assim, vale a pena pagar um pouquinho mais, já que no geral você gastará beeem pouco.  


Se quiser saber mais sobre o nosso passeio, clique aqui.


Nossa rota pelo vietnã

SA PA

De Halong Bay emendamos o passeio para Sa Pa, também agendado pela agência de turismo, e foi ótimo! Vimos paisagens lindas, conhecemos gente nova, histórias novas do Vietnã. Por exemplo, por ser uma cidade muito pequena, os turistas quando visitam, acabam sendo muito chamativos, ficam tirando fotos de crianças, e acabam sendo invasivos. Por conta disso, era normal quem morasse lá sentir medo de estrangeiros. Mas depois foram se acostumando com a presença deles.

DICA Nº 3: O passeio de Sa Pa não é tranquilo, e para casais mais velho sugiro verificar o tempo que esse tour está fazendo, pois no nosso caso escolhemos o mais barato tour, onde dormimos num dormitorio na Vila. Porém existem pacotes que a pessoa só anda meio trajeto (faz o resto de Van) e dorme em uma cabana privada na Vila. Valido verificar qual é o caso.

DICA Nº 4: Muitas crianças irão oferecer no meio do caminho coisas para vender, e na real, parecem um zumbi falando com você querendo vender pulseiras, ou qualquer outra coisa. POR FAVOR, NÃO COMPREM DELAS !! Se elas fizerem algum dinheiro com isso, bem provavelmente largarão a escola para continuarem trabalhando, e não é isso que queremos nem os locais. Nossa guia tinha 15 anos, e ela costumava vender igual essas crianças, porém ela mesmo falou para nós para não comprarmos.

DICA Nº 5: quando você for buscado (a) no seu hotel pela guia, notará que muitas mulheres irão com você, você se sentirá escoltado e será uma cena legal. Durante a trilha, principalmente se estiver chovendo, elas te darão a mão te ajudando e tudo mais.

Quando você chegar no restaurante irão cobrar de você que compre delas alguma coisa. Não é beeem errado isso, porque é a forma que elas têm de ganhar dinheiro, e elas não estão largando a escola como as crianças fariam.

Mas a sensação de que te ajudaram para te cobrar é estranha. E QUALQUER força que elas fizerem para te ajudar, elas irão te cobrar, acredite. Se você não quiser passar por isso e só quiser ajudar, simplesmente não aceite a ajuda delas e compre no final, acho melhor. Mas, se estiver com medo de cair, qualquer coisa assim, aceite a ajuda, mas saiba que será cobrada no final.

Falando nisso, quando você chega no restaurante, é MUITO DESAGRADÁVEL o quanto elas ficam em cima de você, na realidade todos os vendedores da vila ficam em cima de você !! Você não consegue comer em paz, e se você compra alguma coisa pra beber e depois diz que está sem dinheiro, elas comentam: ué, você tem dinheiro pra comprar bebida e não tem pra comprar de mim ?

O passeio é bem legal, mas você irá infelizmente lidar com isso. Teve uma moça que chegou a chorar no meu lado porque dissemos que não iríamos comprar dela porque já tínhamos comprado uma bolsa de outra. Foi bizarro! 

NINH BINH

Depois disso, tínhamos comprado uma passagem para Nihn Bihn e para Hue pela internet. Para Nihn Bihn foi tranquilo, uma van que nos levou, foi de boa, e lá, pela 1ª vez na vida, subimos numa moto !!!!

É MUITO comum as pessoas dirigirem pela 1ª vez uma moto no Vietnã, porque carro lá é muito caro, então o governo tem uma legislação bem branda, digamos assim, para moto. Então é normal, além de turistas dirigirem sem carteira, você ver 4 pessoas em uma moto, uma grávida de salto levando mala de um lado para outro, e outras coisas assim. 

Continuando, foi uma delícia o dia lá !! Aproveitamos bastante, vale a pena e é bem pertinho, então, mesmo que você não fique 1 mês, você pode aproveitar a cidade em um dia, e foi o que fizemos!


Se quiser saber o que fazer, clique aqui 😊


Dragon Mountain de Mua Cave

Na volta, estávamos com medo de perder o ônibus porque estava bem em cima da hora e o CARRO por onde voltamos estava cheio de gente que ia parando no caminho, e fomos os últimos a serem deixados. Mas, quando chegamos na rodoviária, a impressão já foi péssima, porque ninguém dava suporte direito e estava muito sujo.

Quando entramos no ônibus, ele era a coisa mais suja e velha que você poderia ver !!!!! Suja nível de que tinham baratas saindo dos bancos, nos sentimos em um jogo de vídeo game de tão surreal que era! Engolimos o nojo e seguimos, no meio do caminho o ônibus bateu (ninguém se feriu, felizmente), e ficamos esperando pelo próximo no meio do nada!

Não tinha como desistir, pedir táxi, qualquer coisa. Daí nesse ônibus seguinte reparamos que o conceito de serviço é COMPLETAMENTE ignorado por eles, tratam ninguém bem, nem um pouco. Ficamos no andar de cima pra evitar baratas, e o motorista que ficava revezando estava deitado ao meu lado (Rapha), e ele ficava brigando comigo porque o ar ficava em cima de mim e o direcionador estava quebrado, não dava pra regular, então eu fechava e ele abria brigando comigo.

Enfim, foi péssimo, só sei que quando chegamos no Airbnb (maravilhoso por sinal, nossa host era uma anja) ela disse que nem os vietnamitas pegam esses ônibus hahaha !! Então, lá vai mais uma dica

Depois daquele banho de lavar a alma, fizemos questão de almoçar em um restaurante propriamente dito, e tá aí o registro

DICA Nº 6: Não compre suas passagens de ônibus pela internet. SEMPRE, eu disse, SEMPRE compre suas passagens em alguma agência ou no seu hostel, Airbnb, qualquer coisa para você ter suporte de serviços. O valor pela internet não necessariamente é o mais barato, e comprando em algum lugar físico você pode deixar suas coisas se já tiver feito o checkout, pedir ajuda se der alguma coisa, ficam te comunicando se o motorista está chegando, enfim, SUPORTE é a palavra chave ! 

HUE

Chegando em Huế aproveitamos bastante, valeu SUPER a pena! Huế também já foi uma capital do Vietnã [vai prof Rapha – Então alunos (as)]  Porque o Vietnã foi governado por imperadores, então a capital era onde era mais fácil eles se localizarem, por isso o Vietnã mudou bastante de capital, e também devido a guerra. 

Enfim, Hue é uma cidade arrumada, beeeem mais barata que Hanói. 

DICA Nº 7: Se possível tente alugar um moto em Huế, existem várias praias bonitas próxima da cidade e bem calmas, normalmente só terá você na praia. Nós fomos no Huế beach bar que foi incrível. Além disso é muito comum as pessoas alugarem moto para ir de Huế a Da Nang, pois dizem que o trajeto é incrível. Diversas agências fornecem serviço de aluguel de moto e transporte de malas para a pessoa não se preocupar com suas malas e poder devolver a moto em Da Nang.

DA NANG

Depois de Huế fomos de ônibus para Da Nang (1,5 hora de viagem), outro lugar que gostamos bastante! E também temos a sugestão de roteiro do que fazer em Da Nang, e você ainda pode ir de moto para Hoi An curtir as praias, passear e voltar no mesmo dia! 

Marble Mountains

DICA Nº 8: Não é necessário ficar em Hoi An e Da Nang, as cidades são 40 min de distancia uma da outra. Fique em uma e visite a outra de moto. Da Nang possui mais praias caso essa seja sua preferência, e Hoi An é mais charmosa com mercadinhos de ruas e Pier para visitar outras ilhas.

River Han Bridge

NHA TRANG

De Da Nang fomos de avião para Nha Trang. Vou te falar que não achei nada demais na cidade, se você tiver que escolher, pode deixar essa cidade para uma outra oportunidade. Além de ser cara, só tem praia, o que você pode encontrar em outras cidades também, não tem nada de extraordinário. Se você precisa economizar, vá de ônibus, vimos as passagens em Huế depois que já tínhamos comprado e é menos da metade do preço do que pagamos para ir de avião. Mas, se você não precisa economizar, vá de avião porque a viagem de ônibus é beeeem longa (8/10 horas)! 

Nós conseguimos um AirBnb muito barato em Nha Trang que valeu a pena a viagem.

DICA Nº9: se você precisa economizar, melhor ir de ônibus, porque normalmente é mais da metade do preço de diferença para avião, e você quase não precisa andar com as malas – ou terá uma agência próxima da sua hospedagem ou te buscam onde você estiver hospedado]. Fora que o aeroporto é distante da cidade, então o taxi sairá caro. 

Praia de Nha Trang que fica em frente ao Nha Trang Center

De Nha Trang fomos para Ho Chi Mihn de avião também e foi beeeem tranquilo, mas é a mesma história, tem ônibus também, mas queríamos nos mimar mesmo hahaha ! Nossas malas estavam muito pesadas porque não soubemos arrumá-las direito no Brasil 😅


Se quiser saber mais sobre o que fazer em Nha Trang, clique aqui.


Ba Ho Falls

HO CHI MIHN

Ho Chi Mihn é muuuito legal, mas se você já foi para Hanói e não tem tempo, você pode ficar tranquilo de não ir para a cidade. Tem muuuuita coisa para fazer lá, mas é só se você tiver tempo. Só para te dar uma ideia, em Saigon que tem o museu da Guerra do Vietnã pra você entender melhor o que aconteceu e os túneis por onde os vietnamitas se escondiam. Pra saber mais detalhes da cidade, pode ver no nosso post 😊

People’s Committee of Ho Chi Minh City

Resumindo: faça Hanói, Halong Bay, Nihn Bihn, Hue, Da Nang e Saigon !! Nesse roteiro, alugue motooo! Mas, se não tiver coragem para dirigir, lá vai mais uma dica:

DICA Nº 10: baixe o aplicativo Grab. Esse aplicativo é o Uber do Vietnã. Mesma coisa, localiza o motorista mais próximo, você pode pagar no cartão e tudo mais. É SUPER barato !!

É isso galera, se por acaso deixamos passar alguma informação que você queiram saber ou se querem acrescentar alguma outra coisa, por favor, comente que queremos saber 🤗.

Segue alguns outros lugares validos de visitar no Vietnã que não conseguimos.

  • Pho Quoc (Indo por Ho Chi Minh)
  • Da Lat (entre Ho Chi Minh e Nha Trang)
  • Qui Nhon –  (Praia entre Hoi An e Nha Trang)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *